BUSCAPÉ

UOL

BooBox

sábado, 17 de setembro de 2011

Arraial do Cabo - RJ

Não é à toa que Arraial do Cabo é conhecida como Paraíso Atlântico. O lugar reúne uma linda e variada paisagem: dunas, restingas, lagoas, praias e costas paradisíacas. Arraial também e uma grande atração para mergulhadores, pescadores e praticantes de esportes náuticos.
Paraíso do Atlântico, como é chamada por seus habitantes, Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens de nosso litoral: dunas, restingas, lagoas, praias e costões paradisíacos. As praias de Arraial do Cabo são propícias ao banho de mar, a pesca e a prática de esportes náuticos.
Além das belas praias de areia clara e água transparente, o lugar oferece passeios pela mata atlântica, com inúmeras opções de trilhas à disposição do turista.
Atividades relacionadas: Mountain Bike, Pesca, Surf, Trekking

ATRAÇÕES
Mergulho
Geralmente a saída é da Marina dos Pescadores, na praia dos Anjos. Há algumas praias desertas, com vegetação inteiramente preservada e mergulho em cavernas.

Trekking pela Restinga de Massambaba
Um trecho de areia entre a lagoa e o mar, onde são vistas orquídeas, bromélias e outras espécies de plantas.

Trekking pela Enseada do Marmutá
Dá acesso a uma trilha em mata Atlântica fechada, com picos de quase 400 metros de altitude. De lá pode ser observada toda a região dos Lagos.
Trekking até o Pontal do Atalaia
Não deixe de visitar esse lugar, que possui com um belo visual panorâmico. Subindo pelas encostas do Pontal do Atalaia chega-se às ruínas da estação do antigo telégrafo, que servia para a comunicação entre o Rio de Janeiro e Cabo Frio. A trilha passa por numerosos pesqueiros e é um excelente ponto de observação de baleias.
Trilha da Graçainha
A trilha começa no canto direito da Prainha, de onde se pode observar uma linda vista após cerca de 20 minutos de caminhada, com grau de dificuldade médio.

Trilha do Farol Velho 
Uma subida íngreme no meio da mata atlântica leva até as ruínas do Farol Velho a 390 m de altitude, no topo da ilha. As ruínas do antigo farol datam de 1833 e atestam a ousadia de uma obra do século passado num local de tão difícil acesso.

Trilha do Farol Novo
Localizada na ponta do Focinho, a vista ao Farol Novo permite conhecer um dos pontos mais avançados do litoral.

Surf
A prática do surf em Arraial do Cabo pode ser feita em praias diferentes, como a Brava e a Grande. Esta última oferece diversas opções de esportes náuticos. O diferencial é a água clara e fria.

Pesca
Mar, lajes e ilhas ótimos para pesca, inclusive a submarina. Há grande variedade de peixes e cerca de 60% da população de Arraial do Cabo vive da pesca. Outro lugar excelente para a prática é a praia da Ilha de cabo Frio.

Como chegar
Como chegar: Da Ponte Rio Niterói, siga pela BR 101 até Rio Bonito. A estrada que liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia tem pedágio nos dois sentidos, é a RJ-124, conhecida como Via Lagos. Chegando ao trevo de São Cristovão, siga pela RJ-140.

sábado, 10 de setembro de 2011

Porto Seguro!!!

Quilômetros de falésias coloridas a perder de vista, recifes de corais, vegetação de Mata Atlântica... não foi à toa que os portugueses se encantaram com as terras que acabavam de descobrir enquanto buscavam o caminho para as Índias, transformando a região de Porto Seguro, no Sul da Bahia, no berço do Brasil. 

Agito de sobra na Passarela do Álcool, que reúne lojas, bares e restaurantes. Mais de quinhentos anos depois, as belezas naturais que conquistaram Cabral e sua turma continuam sendo as responsáveis pela leva de turistas que chegam por terra e ar. Mas elas não são mais as únicas. A fama da animação da Costa do Descobrimento corre o mundo e chama a atenção de grupos de jovens que procuram agito 24 horas por dia. Entretanto, embora as palavras de ordem sejam axé e lambaeróbica – em especial na praia de Taperapuã e na Passarela do Álcool -, há opções também para quem chega em busca de paz e tranquilidade, como o charmoso Arraial d´ Ajuda e a rústica vila de Trancoso.
Os títulos de Patrimônio Histórico Nacional e de Patrimônio Natural da Humanidade não foram conferidos por acaso. Porto Seguro guarda com carinho suas riquezas culturais, arquitetônicas e naturais, reunindo-as hamoniosamente. Da cultura dos índios pataxós ao Parque Marinho Recife de Fora, incluindo museus e prédios históricos, a preservação é uma constante. E nada disso impede a agitação, que faz dos dias e das noites da cidade uma verdadeira maratona. Para relaxar, mergulhe nas piscinas naturais de águas mornas que se espalham por quase toda a orla. 
Nem só de praia, burburinho e história vive Porto Seguro. A cidade oferece ainda um comércio variado na Passarela do Álcool, um verdadeiro shopping a céu aberto, que reúne lojas, bares e restaurantes com sabores típicos da Bahia. E tem ainda o artesanato da região, produzido pelos índios pataxós e acessíveis na praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália. São bonitas peças de decoração feitas com bambu, madeiras de lei e argila, além de acessórios confeccionados com sementes e penas. Para os adeptos do ecoturismo, trilhas em áreas de preservação de Mata Atlântica – entre elas, o Parque Nacional de Monte Pascoal - permitem a prática de caminhadas para a observação de centenas de espécies de animais e vegetais. 
Porto Seguro é um destino perfeito para quem busca agito 24 horas por dia, mas também reserva recantos especiais para recarregar as baterias.

domingo, 4 de setembro de 2011

Praia dos Ingleses - Floripa

Mesmo sendo uma das praias preferidas pelos turistas, Ingleses mantém a tradição dos colonizadores açorianos. No verão, é o segundo balneário em concentração de turistas argentinos, perdendo apenas para Canasvieiras. No inverno, a pesca da tainha, as festas religiosas e as apresentações folclóricas são demonstrações da cultura manezinha.
A praia é com certeza o principal ponto turístico do lugar. Com quase cinco quilômetros de extensão, a faixa estreita de areia é banhada pelo mar aberto, de águas azuis e com média ondulação. Na alta temporada a água apresenta temperatura média de 22ºC e garante um banho agradável. Nos dias mais agitados, as ondas não chegam a ser grandes, mas apresentam uma boa formação e os surfistas aproveitam. Nos meses mais frios, cardumes de peixes que sobem o litoral procurando águas mais quentes que as do Rio Grande do Sul para desovar fazem da pesca a principal atividade dos moradores de Ingleses.
As dunas que separam Ingleses de Santinho são outro atrativo natural imperdível. Ali é praticado o sandboard, esporte criado em Florianópolis que consiste em descer as dunas em uma prancha, fazendo manobras ou não. Para praticar, basta ter equlíbrio e alugar uma prancha. Quem quiser fazer um passeio diferente pode atravessar andando os pouco mais de quatro quilômetros de dunas. Só não pode se esquecer de levar garrafa de água para se hidratar.
Em matéria de infra-estrutura, Ingleses oferece várias opções em hospedagem e alimentação. O setor de serviços também é um ponto forte. Na maioria dos estabelecimentos é possível contar com atendentes que falam espanhol.