BUSCAPÉ

UOL

BooBox

sábado, 17 de setembro de 2011

Arraial do Cabo - RJ

Não é à toa que Arraial do Cabo é conhecida como Paraíso Atlântico. O lugar reúne uma linda e variada paisagem: dunas, restingas, lagoas, praias e costas paradisíacas. Arraial também e uma grande atração para mergulhadores, pescadores e praticantes de esportes náuticos.
Paraíso do Atlântico, como é chamada por seus habitantes, Arraial do Cabo reúne algumas das mais belas paisagens de nosso litoral: dunas, restingas, lagoas, praias e costões paradisíacos. As praias de Arraial do Cabo são propícias ao banho de mar, a pesca e a prática de esportes náuticos.
Além das belas praias de areia clara e água transparente, o lugar oferece passeios pela mata atlântica, com inúmeras opções de trilhas à disposição do turista.
Atividades relacionadas: Mountain Bike, Pesca, Surf, Trekking

ATRAÇÕES
Mergulho
Geralmente a saída é da Marina dos Pescadores, na praia dos Anjos. Há algumas praias desertas, com vegetação inteiramente preservada e mergulho em cavernas.

Trekking pela Restinga de Massambaba
Um trecho de areia entre a lagoa e o mar, onde são vistas orquídeas, bromélias e outras espécies de plantas.

Trekking pela Enseada do Marmutá
Dá acesso a uma trilha em mata Atlântica fechada, com picos de quase 400 metros de altitude. De lá pode ser observada toda a região dos Lagos.
Trekking até o Pontal do Atalaia
Não deixe de visitar esse lugar, que possui com um belo visual panorâmico. Subindo pelas encostas do Pontal do Atalaia chega-se às ruínas da estação do antigo telégrafo, que servia para a comunicação entre o Rio de Janeiro e Cabo Frio. A trilha passa por numerosos pesqueiros e é um excelente ponto de observação de baleias.
Trilha da Graçainha
A trilha começa no canto direito da Prainha, de onde se pode observar uma linda vista após cerca de 20 minutos de caminhada, com grau de dificuldade médio.

Trilha do Farol Velho 
Uma subida íngreme no meio da mata atlântica leva até as ruínas do Farol Velho a 390 m de altitude, no topo da ilha. As ruínas do antigo farol datam de 1833 e atestam a ousadia de uma obra do século passado num local de tão difícil acesso.

Trilha do Farol Novo
Localizada na ponta do Focinho, a vista ao Farol Novo permite conhecer um dos pontos mais avançados do litoral.

Surf
A prática do surf em Arraial do Cabo pode ser feita em praias diferentes, como a Brava e a Grande. Esta última oferece diversas opções de esportes náuticos. O diferencial é a água clara e fria.

Pesca
Mar, lajes e ilhas ótimos para pesca, inclusive a submarina. Há grande variedade de peixes e cerca de 60% da população de Arraial do Cabo vive da pesca. Outro lugar excelente para a prática é a praia da Ilha de cabo Frio.

Como chegar
Como chegar: Da Ponte Rio Niterói, siga pela BR 101 até Rio Bonito. A estrada que liga Rio Bonito a São Pedro da Aldeia tem pedágio nos dois sentidos, é a RJ-124, conhecida como Via Lagos. Chegando ao trevo de São Cristovão, siga pela RJ-140.

Nenhum comentário:

Postar um comentário