BUSCAPÉ

UOL

BooBox

sábado, 2 de junho de 2012

Ilhéus - Bahia

A moldura exuberante – mar azul esverdeado de um lado e Mata Atlântica de outro – conferiu a Ilhéus o título de cartão-postal da Costa do Cacau. Também as boas ondas que quebram por ali tornaram a região um dos points do surf do Nordeste brasileiro. Mas Ilhéus também tem águas calmas e areias douradas, como as das praias dos Milionários, do Sul e de São Miguel, as preferidas dos nativos e dos turistas.
Foram os caprichos da natureza - o cacaueiro é tipicamente equatorial, mas em Ilhéus se adaptou melhor que encomenda - que permitiram à cidade atingir seu apogeu no início do século XX. As lembranças da época continuam vivas no Centro Histórico, repleto de casarões e palacetes erguidos pelos barões em estilo neoclássico. Os antigos pontos de encontro dos ricos comerciantes também permanecem de pé, como o bar Vesúvio e o cabaré Bataclan, presentes nas obras do ilustre filho adotivo Jorge Amado. Em homenagem ao escritor, que tão bem retratou as belezas e as histórias da cidade, a residência onde passou a infância foi transformada em Casa de Cultura.
O sabor dos tempos áureos também não foi perdido. Algumas fazendas da região estão abertas à visitação e permitem conhecer o processo de cultivo do cacau desde a plantação até o processo pós-colheita, incluindo, claro, uma degustação. Até mesmo a primeira fábrica de chocolates caseiros do Nordeste funciona a todo vapor, oferecendo as delícias com recheios e formas diversas.
A preservação histórica e cultural da região reflete na natureza. É em Ilhéus que fica a Estrada Parque, a primeira rodovia ecológica do país, com praias selvagens, manguezais, cachoeiras... tendo como ponto final a intocada Itacaré, salpicada de praias desertas e protegidas por costões.
As reservas de Mata Atlântica fazem de Ilhéus e seus arredores um destino de praia com um charme a mais. Protegendo o litoral ou emoldurando trilhas, lá está a floresta e toda a sua biodiversidade. O cacau, que tanta fama deu à cidade, está presente nas fazendas abertas à visitação, enquanto os resquícios dos tempos de glória estão guardados no Centro Histórico, em forma de preservados casarões.

Praias do Litoral Sul
Point dos surfistas que ali encontram ondas perfeitas, as praias do litoral Sul chamam a atenção pela beleza e pela infra-estrutura. As mais concorridas ficam no distrito de Olivença, como Back Door e Batuba.

Centro historico
Casarões, palacetes e igrejas em estilo neoclássico emolduram o Centro Histórico de Ilhéus e remetem aos tempos áureos do ciclo do cacau, no início do século XX. Entre os exemplares estão a Casa de Cultura Jorge Amado, instalada na residência onde o escritor morou; e os templos de São Sebastião e São Jorge dos Ilhéus. O passeio completo inclui ainda o Bar Vesúvio, que ganhou fama internacional com o romance Gabriela Cravo e Canela, e o cabaré Bataclan, hoje transformado em espaço cultural.

Um comentário:

  1. Olá colega de trabalhado online, eu me chamo Rodrigo Amaral e como você trabalho na internet e tenho uma renda extra também e hoje quero te apresentar um sistema que me permitiu em um mês de trabalho receber um valor de R$ 282, 46, apenas divulgando a empresa acesse o endereço abaixo e comprove a prova de pagamento que disponibilizei, vale apena conferir.
    http://suficard.blogspot.com.br

    ResponderExcluir