Sem dúvida os Lençóis Maranhenses compõem uma das mais belas paisagens brasileiras. Impressionam pela sua beleza exótica: imagine um grande deserto, com dunas de até 40 m. Agora inclua entre as suas diversas dunas maravilhosas, lagoas azul-turquesa. O Parque, visto de cima, se assemelha a um grande lençol jogado ao vento, dando origem ao nome do Parque. Não é necessário pagar nenhuma taxa para entrar ou acampar no Parque.
Atividades relacionadas: Bóia-Cross, Corrida de Aventura, Mergulho, Motocross, Mountain Bike, Off-Road, Sandboard, Trekking
ATRAÇÕES
Lagoa Azul
Uma lagoa azul-turquesa extremamente transparente, que em alguns pontos atinge 1,5 m de profundidade, é o destino desse trekking. São, aproximadamente, duas horas de jipe, no sobe e desce das dunas. Depois, ainda é preciso seguir a pé por trinta minutos.

Atins
1 Atins é um povoado que fica junto à foz do Rio Preguiças. Para chegar até lá é necessário ir de lancha. Já em terra firme são mais quarenta minutos andando entre dunas e lagoas refrescantes.
Queimada dos Britos
Considerada o oásis do Parque, Queimada dos Britos é uma das mais longas caminhadas. São quatro horas a pé só de ida a partir do povoado de Sucuruju. Recomenda-se iniciar esse passeio de madrugada para evitar o sol forte. É possível pernoitar nas casas dos moradores, sendo necessário, para isso, uma rede. Durante o percurso pode-se refrescar nas diversas lagoas e também às margens do Rio Negro.
Rio Preguiças
O principal rio da região caracteriza-se por suas águas escuras, tranqüilas e repleta de peixes. Além das garças, as palmeiras, sua vegetação nativa, dão um espetáculo durante o percurso do rio. O Rio Preguiças deságua no Atlântico e até a sua foz são duas horas, aproximadamente. O passeio pode ser feito por embarcações que saem diariamente de Barreirinhas ou por lanchas alugadas no porto.
Atividade Noturna
No município de Barreirinhas todos os fins-de-semana há festas regionais, com algumas danças típicas. É possível também ir ao clube de reggae de Barreirinhas.
Santo Amaro
Um vilarejo no extremo oeste do Parque Nacional oferece pousadas charmosas e acesso a lagoas menos populares dos Lençóis Maranhenses. O acesso é apenas de 4x4 e de Barreirinhas até Santo Amaro são cinco horas de viagem, em média. Uma opção para quem quer um roteiro diferenciado.
Rio Cardosa
No caminho de Santo Amaro é possível fazer a descida de bóia-cross do rio Cardosa. As águas calmas e cristalinas proporcionam uma aventura leve, para todas as idades, com cerca de uma hora de duração.
Caburé
A pequena vila de Caburé fica perto da Foz do rio Preguiças, incrustada na areia e com simpáticas pousadas pequenos de chalés. Em uma rápida caminhada é possível ir para a praia ou tomar um banho de rio. Passeios com a lancha voadeira pelo rio garantem aventura e boas fotos.