BUSCAPÉ

UOL

BooBox

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

FERNANDO DE NORONHA

 
O Arquipélago de Fernando de Noronha, com seu rico ecossistema e uma beleza natural estonteante, sempre despertou a atenção de povos de todas as partes do planeta, interessados em conhecer de perto esse verdadeiro oásis, que parece perdido em meio à imensidão azul.

O contato com a natureza intocada é único, tornando inesquecíveis os momentos passados em perfeita comunhão com o meio ambiente. São oferecidas várias opções de passeios terrestres e marítimos, inclusive atividades subaquáticas, formando um conjunto que atrai um grande número de turistas brasileiros e estrangeiros.

Muitas são as opções de praias no arquipélago. Umas mais adequadas ao mergulho, outras ao banho, contemplação, surf etc. De forma geral, todas as praias localizadas no lado protegido da ilha principal são ideais para mergulhos e banhos na época compreendida entre os meses de abril e novembro, devido ao mar extremamente calmo.
Nos demais meses, a mudança das condições do mar favorecem à prática do surf, com destaque para janeiro e fevereiro. A seguir, algumas dicas importantes para sua futura visita.

Atrativos Culturais: A história de Noronha está concentrada na Vila dos Remédios – primeiro núcleo urbano da ilha e mais importante até os dias de hoje. Por lá estão a igrejinha e a fortaleza que dão nome à vila. O arquipélago abriga dez fortes construídos pelos portugueses no século XVIII, mas apenas a Fortaleza de Nossa Senhora dos Remédios teve suas ruínas tombadas pelo Iphan – é a única em condições de ser visitada.



Eventos:

Regatas

No mês de setembro, quando as águas da ilha estão bastante calmas, etapas de regatas oceânicas internacionais pontilham o arquipélago de veleiros. Entre as travessias estão Recife/Fernando de Noronha e Fernando de Noronha/Natal.

Campeonato Nacional de Pesca Esportiva

A competição acontece em agosto e fora da área do Parque Nacional Marinho. Entre as espécies mais disputadas estão a barracuda, o agulhão-de-vela e a guarajuba.

Festa de Nossa Senhora dos Remédios

No dia 29 de agosto, as festividades em homenagem à Nossa Senhora dos Remédios garantem animação dia e noite na vila central de Noronha. Nos arredores da igrejinha tombada pelo Iphan, devotos, nativos e turistas participam das comemorações religiosas e pagãs.

Festa de São Pedro

A festa religiosa do dia 29 de junho começa cedo, com a Buscada Marítima (procissão) pelas praias do mar de dentro. Ao longo do dia, as comemorações acontecem nos arredores da pequena Capela de São Pedro dos Pescadores, na parte alta da ilha. A construção, que permanece fechada o ano inteiro, abre suas portas apenas no dia do padroeiro.
Faça o que precisa ser feito para poder conhecer FERNANDO DE NORONHA.



Espero ter contribuído com informações pra todos amigos leitores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário