BUSCAPÉ

UOL

BooBox

sábado, 4 de junho de 2011

Pantanal Matogrossense

O Parque Nacional do Pantanal é um parque nacional situado no Mato Grosso, e que é uma das reservas que mantém em equilíbrio o ecossistema e é partem preservada para manter a biodiversidade. Foi considerado Patrimônio Natural Mundial e Reserva da Biosfera.
O Parque dão confluência aos rios Paraguai e Cuiabá, os dois principais formadores do Pantanal. O Parque é formado por  varias lagoas com tamanhos diferentes. Existem nessa reserva imensa várias espécies de mamíferos, aves, répteis e peixes, ameaçadas de extinção. 
Devido a excelente localização, o parque recebe posição de Instituição Federal e de grande importância para promover ações integradas voltadas à proteção da biodiversidade na maior planície alagada de águas continentais do planeta. Além disso o Parque representa a maior área inundada do continente americano, além de concentrar as maiores e mais espetaculares populações da fauna silvestre neotropical. 
Uma curiosidade é que o jacaré-do-pantanal ajuda a manter em equilíbrio os cardumes de piranhas.
Nas águas dos rios encontram-se ocultos o pintado, dourado e o pacú e nos lugares mais secos, podem ser vistos o tamanduá-bandeira, o esguio lobo-guará, onça e ema.
A não-venenosa sucuri é a maior representante dos ofídios.
O clima é tropicais continentais e a temperatura média varia de 23° a 25° C, e apresenta tempos secos de maio a setembro e chuvosos, de outubro a abril. Devido a planície pantaneira facilita o surgimento de frentes frias e fortes massas de ar polar para a região amazônica, assim podendo a temperatura chegar, mas isso raramente, próximo a 0ºC; e com em concentrações de massas de ar seco e quente alcançar até acima de 40ºC.
A vegetação que encontramos é a de Savana Gramíneo-Lenhosa e a fauna é um dos ecossistemas mais produtivos do Brasil, mas também as condições ambientais favorecem em muito a grande variedade da fauna. Pode-se observar na fauna terrestre (capivara, lobo-guará, cervo-do-pantanal, jaguatirica, lontra, cutia), aves (garça moura, garça branca) e répteis (cobras, jacarés),etc.

Um comentário: