BUSCAPÉ

UOL

BooBox

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bonito - MS!!!

O núcleo habitacional que se transformaria na sede do Município de Bonito, iniciou-se em terras da Fazenda Rincão Bonito, que possuia uma área de 10 léguas e meia e foi adquirida do Sr. Euzébio pelo Capitão Luiz da Costa Leite Falcão, que aí se aportara em 1869, e é considerado o desbravador de Bonito, tendo sido também seu primeiro escrivão e tabelião.
A Lei Estadual nº 693, de 11 de junho de 1915, cria inicialmente o Distrito de Paz de Bonito, com área desmenbrada do Município de Miranda e a este subordinado administrativamente. Com a criação do território Federal de Ponta Porã, pelo Decreto-Lei nº 5.839, de 21 de setembro de 1943, é lhe anexado como Distrito de Paz de Miranda. Por força do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal, é reintegrado ao Estado de Mato Grosso, na mesma situação de Distrito pertencente ao Município de Miranda.
Finalmente a Lei Estadual nº 145, de 02 de outubro de 1948, eleva-o a categoria de Município, tendo por sede a cidade de Bonito, constituindo termo judiciário da Comarca de Aquidauana, com um único Distrito, o da sede municipal, situação mantida pelo Decreto nº 1.738, de 30 de dezembro de 1953, que fixou o quadro territorial administrativo-judiciário do Estado, para vigorar no quinquênio 1954-1958.
O Rio Formoso, principal curso d’água do município de Bonito, pode ser considerado um dos rios de maior beleza cênica do mundo, em razão de suas águas cristalinas.
Apesar de sua extensão relativamente pequena, de aproximadamente 100,63 Km, não havia um diagnóstico ambiental completo de suas margens que fosse capaz de detectar potenciais áreas degradadas prejudiciais à sua conservação. Até então a atuação dos órgãos ambientais era setorizada, com base em denúncias recebidas e requisições do Ministério Público.
O Projeto Formoso Vivo teve início em março de 2003, por iniciativa da Promotoria de Justiça de Bonito, que por meio de indenização ambiental por danos pretéritos decorrentes da exploração de calcário por uma empresa de médio porte do Município, angariou recursos para viabilizar a contratação de uma equipe especializada em diagnósticos ambientais para proceder a um levantamento total das condições das áreas de até 150 metros às margens do Rio Formoso. 
A partir daí foram surgindo mais parceiros para o Projeto, que hoje já expandiu sua execução para outros rios da bacia e conta com uma ação integrada de órgãos governamentais ambientais como a SEMA/IMA-P, IBAMA/PNSB, Polícia Militar Ambiental, Prefeitura de Bonito e organizações não-governamentais como a Fundação Neotrópica do Brasil, que juntos com o Ministério Público têm construído excelentes resultados de conservação na bacia hidrográfica do Rio Formoso.
Após um ano e meio do início do Projeto é possível verificar importantes conquistas. Já foram realizados diagnósticos ambientais dos Rios Formoso, Formosinho, Anhumas, Taquaral, Córrego Seco, Queima Boca e Cerradinho. Ao todo são mais de 128 propriedades diagnosticadas na bacia do Formoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário