BUSCAPÉ

UOL

BooBox

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Belém - PA

Você vai sair antes ou depois da chuva? Quem não conhece o Pará pode até se assustar com essa pergunta, mas ela é bastante comum na região. Devido ao clima quente e úmido, em Belém chove praticamente todos os dias e (pasmem), quase com horário marcado: por volta das 3h da tarde. Sendo assim, você pode aproveitar para fazer uma sesta e descansar depois do almoço.

Nesta cidade, com as frutas deliciosas, que só existem aqui e com os traços marcantes da cultura indígena, você vai encontrar construções arquitetônicas, que só pensava que existissem nas grandes metrópoles, além de uma cultura popular riquíssima.Venha conhecer a 'Cidade das Mangueiras' onde, após as reformas de suas praças, parques e museus do século passado, parte da história brasileira, pode ser vista de perto.
Às margens da Baía do Guajará, bem ao norte do Pará, Belém é considerada a entrada da Amazônia brasileira. Além de entrada, Belém se caracterizou por ser uma das principais saídas do Brasil - nesse caso, por causa da borracha, a produção que marcou a cidade com seus casarões e devido ao crescimento que esse produto gerou. Dos tempos áureos do ciclo, Belém ainda guarda relíquias e belíssimas construções, como o Teatro da Paz. Localizado no centro da Praça da República (ao lado da principal avenida da cidade), ele já foi a mais luxuosa casa de espetáculos do Brasil, onde já se exibiram, por exemplo, Carlos Gomes e a bailarina Ana Pavlova.
A Cidade Velha, em Belém, guarda lembranças de uma época anterior a da borracha. As ruas estreitas e os casarões com fachadas de azulejos datam dos anos de mil e seiscentos, o que conduz o visitante à uma viagem na imaginação. Não deixe de ir aos museus de Belém.
No entanto, o maior atrativo da cidade é o Mercado Ver-o-Peso. Tem esse nome, porque, no período colonial, eram feitas as verificações do peso das mercadorias, que chegavam pelo porto ao lado. Hoje, é um lugar onde você encontra de tudo. O que faz mais sucesso é o perfume do boto. Dentro do frasco há um pedaço do órgão sexual do animal, e diz a tradição, que faz qualquer um encontrar o seu par perfeito. A culinária de Belém é tão especial, que seus moradores não conseguem ficar longe por muito tempo. Assis, jogador do Fluminense em 1969, ficou conhecido por mandar trazer da cidade o seu açaí, já que a fruta ainda não era comercializada no Rio.
O pato no tucupi e a maniçoba são dois dos pratos típicos da região. O grande segredo do pato no tucupi é que ele é feito com as folhas de jambu, que provocam uma leve (mas muito agradável) sensação de dormência na boca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário