BUSCAPÉ

UOL

BooBox

domingo, 30 de outubro de 2011

Iguaçú - PR

É um turbilhão de águas explodindo de uma altura que varia de 75 a 80 m com uma força descomunal. São 275 quedas de pura beleza. Arco-íris colorem as águas e o céu dando um aspecto irreal a esse espetáculo de natureza que é um dos mais belos do planeta. A palavra Iguaçu em tupi-guarani significa "água-grande".
A Garganta do Diabo é a maior das quedas: impressionante! Em época de cheias todas se unem formando um grande paredão cuja energia e força parece nos atingir nos deixando atônitos, de olhos presos nas águas, por longo tempo. Daqui podemos ver todas as quedas e a impressão que temos é de que elas estão de frente, dando um show especial para nós! Pequenos barcos infláveis repletos de corajosos turistas nos dão uma visão um pouco mais real da imensidão das cataratas pois ficam minúsculos, perdidos nas águas agitadas.
Uma lenda popular conta a origem das Cataratas narrando um amor proibido entre os indígenas, em que o deus da tribo perde seu amor para um grande guerreiro. Furioso, entra dentro da terra produzindo uma enorme fenda que resultou na catarata gigantesca. Os amantes foram levados pelas águas e nós, os felizardos, até hoje nos maravilhamos com o resultado do fim do grande amor.
O Parque Nacional - um dos únicos refúgios da região sul do Brasil serve de habitat a inúmeras espécimes de animais e plantas. Podemos passear por antigas trilhas que nos dão um contato direto com a fauna e a flora da região numa aventura de caminhos rústicos por entre a mata tropical. O parque, de tão especial foi tombado como Patrimônio da Humanidade. Ande pelas trilhas Poço Preto, Lagoa e Bananeira.
Próximo ao Parque Nacional, encontra-se o Parque das Aves, onde o visitante se depara com as mais diferentes espécies de aves em seus habitats naturais.
Outro ícone impulsiona o turismo local: Itaipu, a maior hidrelétrica do mundo em produção de energia. E, dentro do Complexo Turístico de Itaipu, o turista pode visitar o Ecomuseu, o Refúgio Biológico Bela Vista, podendo assistir à Iluminação Monumental da Usina.
Além das Cataratas, o Parque Nacional do Iguaçu dispõe de trilhas interpretativas e atividades de ecoaventura: rafting, rapel, escalada em rocha, arvorismo e passeios de barco em meio às quedas. É possível também sobrevoar as Cataratas de helicóptero.
Outro passeio imperdível é ao Marco das Três Fronteiras, divisa do Brasil com o Paraguai e a Argentina, podendo-se apreciar os três marcos simultaneamente, além do encontro dos rios Iguaçu e Paraná.
A cidade dispõe ainda de atrativos culturais, com ênfase para a arquitetura religiosa, com a Igreja Matriz, o Templo Budista e a Mesquita Muçulmana. No aspecto arquitetônico, destacam-se ainda as Pontes Internacionais da Amizade, na divisa com o Paraguai e Tancredo Neves, divisa com a Argentina.
Há ainda inúmeras opções de lazer no Lago de Itaipu. Nas proximidades, está e o Weekend Fly, onde se pode voar de trike – similar a uma asa delta com motor - sobre o Lago, sendo possível visualizar Itaipu, Furnas, Ecomuseu, Templo Budista e Ponte da Amizade.
Além de todas essas alternativas, a cidade possui um amplo parque hoteleiro, sistema de transportes, gastronomia, serviços de apoio e locais para realização dos mais variados eventos.
Opções não faltam para fazer com que seus momentos em Foz do Iguaçu sejam inesquecíveis. Venha desfrutar deste paraíso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário