BUSCAPÉ

UOL

BooBox

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Manaus - AM

Nas estatísticas, quase metade do território brasileiro é ocupado pela Amazônia. 45% do Brasil se caracteriza pela maior biodiversidade em fauna e flora na Terra, apresentando transformações em seus cenários de seis em seis meses. É incrível imaginar o tamanho e a beleza da Floresta Amazônica. Mais incrível é visitar uma cidade de mais de um milhão de habitantes, localizada no meio da imensidão verde. Assim é Manaus: um lugar onde os avanços da modernidade convivem com a tranqüilidade da natureza.
Estações trocadas
Manaus está localizada na margem do rio Negro, perto do encontro com o Solimões. Devido às constantes chuvas geradas pelo clima quente e úmido, as estações do ano são um pouco diferentes. O verão é considerado o período em que a chuva tira férias, de junho a novembro. Como o calor é constante o ano inteiro, as pessoas sempre curtem a praia de Ponta Negra (a 18km) ou a do Tupé (a 1h de barco), no rio Negro. Nos demais meses, a água da chuva faz os rios transbordarem, inundando as regiões em suas margens. Mas não pense que isso é um desastre. Todas as construções nessa área são projetadas para esse fenômeno natural.
A cidade que surgiu na floresta 
A cidade de Manaus nasceu na época do Brasil-colônia, com o desejo do rei português em proteger suas terras. Espanhóis e holandeses poderiam invadir a Amazônia a qualquer momento e, por isso, construíram uma fortaleza. Mas, a maioria dos lugares históricos data do final do século XIX e início do XX, quando a capital do Amazonas (juntamente com Belém) se destacou nacionalmente, em função da exploração da borracha.

O sabor dos pescados
Com tantas belezas naturais brasileiras ao seu lado, leve pra casa algo que reflita o clima da Amazônia, como o artesanato indígena. Que tal presentear uma amiga com lixas de unha feitas com escama de pirarucu? Você encontra no Mercado Municipal, de segunda a sábado das 5h às 18h (nos domingos e feriados só até o meio-dia). Neste lugar você encontra as delícias da culinária amazônica, como ervas aromáticas, tucupi engarrafado (tempero que dá uma indescritível sensação de dormência na boca - uma delícia), pó de guaraná, etc. A comida típica de Manaus são os pescados. Há mais de duas mil espécies na Amazônia, mas os preferidos são o tucunaré, o tambaqui e o jaraqui.
Incluindo várias lendas e mitos indígenas, o folclore amazônico é um dos mais ricos do país. Mesmo numa cidade grande como Manaus, boa parte das tradições continua preservada. Uma delas é a lenda do boi-bumbá, uma mistura do bumba-meu-boi nordestino com lendas indígenas. O forte da festa é no final de junho, na ilha de Parintins, a pouco mais de 1h de avião. Um programa interessante é o passeio pelos quiosques da orla de Ponta Negra, recentemente urbanizada. Você vai à praia durante o dia e ainda aproveita à noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário