BUSCAPÉ

UOL

BooBox

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Parati - RJ

Praias, cachoeiras, fazendas históricas, trilhas e muita cultura é o que oferece a cidade de Parati. Localizada no eixo Rio-Santos, Parati tem 300 praias e 65 ilhas. O charme da cidade, toda em estilo colonial, fica por conta do calçamento pé-de-moleque, que são grandes pedras desordenadas. Os passeios de escuna podem ser uma das melhores maneiras de conhecer algumas das muitas praias e ilhas de Parati.
Atividades relacionadas: Cavalgada, Mergulho, Trekking

ATRAÇÕES

Mergulho na Baía de Parati
Existem vários pontos de mergulho na Baía de Parati. Os pontos mais procurados são Ilha Comprida, Ilha dos Ratos, do Catimbau, dos Ganchos e dos Meros.

Vila de Trindade
Localizada a 25 km de Parati, essa Vila de pescadores é encantadora pelas sete praias que a compõem. Há praias selvagens, de naturismo, com bares e para surfar.

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios
. Essa foi a igreja matriz da cidade, inclusive foi em torno dela que Parati surgiu. Depois de ter sido demolida para dar lugar a atual Igreja, foi reconstruída e concluída em 1873 toda em estilo neoclássico. A Igreja fica na Praça da Matriz.

Cachoeira do Tobogã
Essa cachoeira é na verdade uma enorme pedra lisa, onde se pode escorregar e cair numa piscina natural ideal para banho.

Sítio Caminho do Ouro
Aqui encontramos o calçamento original do século XVIII. São um total de 3 km que podem ser feitos a a pé ou a cavalo. O acesso para o Sítio é pela RJ-165 para Cunha.

Prainha
A Prainha tem como principal característica suas águas calmas. Lá se encontra um barzinho para quem quiser matar a sede. O acesso é a partir da Praia Grande por uma trilha fácil.

Praia de Parati-Mirim
Essa enseada tem como atração suas águas calmas, areia branca e além disso, preserva as ruínas de antigos casarões e da Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Para chegar em Parati-Mirim deve-se entrar no km 154,5 da Rio-Santos direção São Paulo.
Atividades noturnas
Além dos bares e restaurantes que ficam abertos em Parati, outra boa opção é passear pelo centro histórico. A noite também é agitada na Vila de Trindade, onde existem bares com música ao vivo.

Clima
Parati se caracteriza pelo clima quente e úmido. A temperatura média anual é de 27 ºC. Para quem quer aproveitar as praias a melhor época do ano é o verão. Durante o resto do ano as temperaturas ficam mais amenas.

Vegetação
A presença da Mata Atlântica garante a diversidade da vegetação de Parati. Destaca-se a grande coleção de bromélias (mais de 300) que se encontra no km 184 da Rodovia Rio-Santos.

Relevo
Devido ao relevo irregular e aos rios que percorrem a região, são comuns a presença de cachoeiras e cascatas.

História e Cultura
Não se tem certeza da data de fundação da cidade, sabe-se apenas que foi no final do século XVI. Parati já se destacava no começo da colonização pela sua produção de açúcar. Até hoje, a cidade possui inúmeros engenhos. Durante o Ciclo do Ouro tornou-se conhecida por ser uma das principais cidades por onde passava o ouro de Minas Gerais exportado para Portugal. Durante a década de 70, com a abertura da Rodovia Rio-Santos, Parati começou a atrair muitos turistas. Hoje é um dos principais pólos turísticos da região sudeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário