BUSCAPÉ

UOL

BooBox

domingo, 26 de agosto de 2012

Bombinhas - SC

BOMBINHAS

Bombinhas é um pequeno município localizado na porção norte do Estado de Santa Catarina, que há pouco tempo obteve sua emancipação política, tornando-se um ícone turístico do litoral catarinense.
São mais de 18 praias, das quais algumas ainda permanecem desertas – com acesso exclusivo por via marítima –, e que proporcionam relaxantes banhos, passeios de barco e escunas, além da prática de vários esportes aquáticos.
Dotada de uma localização privilegiada e de uma notável infra-estrutura tanto para o turismo ecológico como para o turismo submarino, Bombinhas firmou-se como um dos pontos de mergulho mais cobiçados do Sul do Brasil.
As inúmeras operadoras locais promovem saídas diárias, levando os visitantes a realizar ótimos mergulhos nos principais pontos da região, como a Reserva do Arvoredo, a Ilha das Galés e a Ilha Deserta, sempre com conforto e segurança.
A cidade oferece ainda uma farta oferta gastronômica e divertidas noites dançantes.

Atrações
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo 
Fazem parte deste patrimônio ecológico nacional as ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro e a Pedra Nocetti. São ao todo 17.800 hectares de indescritível beleza. Sítio arqueológico, histórico e ecológico, a Reserva é um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, além de criadouro natural de várias espécies de aves migratórias. É também considerada uma das melhores áreas para o mergulho ecológico no Brasil, pela grande biodiversidade de vida marinha existente no local.

Parque Municipal do Morro do Macaco 
Localiza-se no bairro de Canto Grande, a cerca de 153 metros de altitude, com acesso por uma trilha panorâmica bem conservada e pouco íngreme. Do alto do morro avista-se o arquipélago do Arvoredo e as belas enseadas do Mariscal e Zimbros. Faz parte do Parque, a Ilha do Macuco, área de águas calmas, muito apreciada por mergulhadores e pescadores amadores. O morro é reduto de uma das mais famosas e belas orquídeas brasileiras, a Laelia purpurata, eleita como símbolo de Santa Catarina. Devido as correntes térmicas favoráveis, trata-se de um lugar propício aos saltos de vôo livre e paraglaider, que aliam a aventura ao belíssimo visual, ainda mais encantador nos momentos do nascer e do pôr-do-sol.

Mirante Eco 360º 
Fica no acesso à praia da Tainha, e proporciona um maravilhoso visual panorâmico do município. O acesso por carro pode ser feito pelas praias de Canto Grande e Conceição, exigindo bastante atenção em dias de chuva.

Parque Municipal da Galheta
Importante área remanescente de Mata Atlântica, com rica biodiversidade e paisagem. É um ponto de referência para o bairro de Bombas.

Mergulho na Ilha do Arvoredo
É considerado um dos melhores locais pra a prática do mergulho na Região Sul do País. O acesso é controlado pelo IBAMA, por fazer parte da Reserva Marinha Biológica do Arvoredo; nem mesmo desembarcar na Ilha é permitido, nem coletar qualquer objeto. O trajeto até o local de mergulho leva cerca de 2h, e o passeio é passível de cancelamento ou adiamento de acordo com as condições de vento e agitação do mar. Oferece atividades para mergulhadores já credenciados e também para os iniciantes – que fazem o “batismo”, um mergulho que não requer experiência anterior e para o qual é auxiliado por instrutores.
Praias
Quatro Ilhas 
Essa praia, cuja formação está em constante mutação, é procurada por aqueles que gostam de “pegar jacaré”, nadar e bater papo nos barzinhos à beira-mar. Possui restaurantes e bares dos mais diversos tipos. No costão esquerdo há um camping que só funciona no verão, aliás, o que acontece com quase todos da região. Dali avista-se as quatro ilhas que lhe deram o nome: Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

de Bombinhas 
Mais movimentada praia do município, Bombinhas oferece um mar tranqüilo, de águas cristalinas e propícias para banhos. Nos seus quase mil metros de extensão, ainda se encontram resquícios de areia de quartzo branca e muito fina que, ao contato com os pés, provoca um barulho; atribui-se a este fato o nome do município. Existem também diversos bares, restaurantes e pousadas na beira da praia, para atender a todos os gostos e bolsos. Não se pode deixar de visitar ainda a Vila do Engenho, um museu vivo da cultura açoriana, onde se pode ver um engenho de cana-de-açúcar funcionando e produzindo melado e outro fabricando a melhor farinha de mandioca do Brasil. A pequena baía que emoldura as águas cristalinas da Praia de Bombinhas tem na Ponta do Zarling um belo referencial. Ainda não ocupada, oferece um belíssimo visual para quem a visita, seja por terra, mar ou ar. Ali é possível fazer passeios de barcos e mergulhos.

de Bombas 
É a praia mais família de Bombinhas e possui bons hotéis e restaurantes. Com 2km de extensão, suas areias são limpas e as águas despoluídas, oferecendo toda a estrutura para curtir gostosas férias. Possui diversos restaurantes de frente para o mar, que servem de apoio aos turistas. Sua orla é ocupada principalmente por casas de veraneio. É a primeira praia a ser avistada por quem chega ao município via Porto Belo e sua monumental paisagem já pode ser admirada dali.

do Ribeiro
Localizada entre as praias de Bombas e Bombinhas e com uma extensão de pouco mais de 200 metros, é ideal para quem procura tranqüilidade para seus banhos de mar e sol. Pode-se chegar a ela através de trilhas pelo costão, partindo de Bombas e Bombinhas, ou por um acesso de terra, a partir da avenida principal.

do Trapiche 
É o centro náutico de Bombinhas. Dali partem diversos barcos de passeio, sendo também ponto de saída das escolas de mergulho do município.
Lagoinha 
Tranqüila e propícia para quem deseja iniciar no mergulho, possui uma petiscaria que completa o delicioso dia de lazer.

dos Ingleses 
Possui 100 metros de extensão. Existe um camping com cabanas e um restaurante. O acesso para carros e pedestres é pelo costão, direto da praia de Bombinhas. É um bom lugar para a prática do mergulho autônomo e da pesca esportiva.

da Atalaia 
Com 150 metros de praia bem protegidos, situa-se entre o morro de Quatro Ilhas e a praia do Mariscal. Geralmente, é o destino de quem caminha pelo Mariscal. Possui uma pousada e um camping.

Mariscal 
Tem 4km e é ideal para banhos e caminhadas, sendo muito procurada por surfistas e praticantes de pesca de arremesso. No Mariscal, há também bons hotéis e pousadas.

da Conceição 
Separada da Praia do Mar de Fora pela ilhota no cantinho, há local para saída dos barcos particulares para pesca e lazer. Área de lazer da comunidade, com piscina natural e costões para mergulho.

Canto Grande 
A pequena Vila do Canto Grande, localizada em um istmo no município de Bombinhas, é sem dúvida um dos redutos do litoral brasileiro para quem está em busca de paz e tranqüilidade. Essa pequena Vila – com cerca de 800 habitantes – é formada principalmente por pescadores, maricultores e seus descendentes que se orgulham de serem chamados de “nativos”. Muitos ainda mantêm vivas as tradições herdadas de seus antepassados, como o Boi-de-Mamão, o Terno-de- Reis, a Farra-do-Boi e a pesca artesanal, proporcionando aos veranistas e turistas eventuais o prazer de se deliciar com um bom camarão ou uma anchova fresquinha. O centro da Vila fica aos pés do Morro do Macaco. A vista que se tem a partir do topo do Morro é esplêndida: ao Norte, as praias do Mariscal e Quatro Ilhas; a Leste as ilhas da Reserva Biológica do Arvoredo (Galé, Arvoredo, Deserta); a Oeste, a Baía de Zimbros; e ao Sul, a Ilha de Santa Catarina. Uma caminhada pela trilha da Tainha, na beira da enseada de Zimbros é outra excelente opção de lazer para quem não se contenta apenas com suas idílicas praias: do Mar de dentro, do Mar de Fora e da Conceição.

Mar de Dentro e de Fora 
A Praia do Mar de Fora, situada no lado leste da Vila do Canto, é propícia para os que preferem um mar mais agitado, com ondas ideais para a pratica do “jacaré” e do surfe. Suas águas cristalinas lhe conferem o título de mais pura e limpa da região; é muito procurada também pelos adeptos da pesca de arremesso. Suas águas, entre os meses de julho e agosto, servem ainda de refúgio para as baleias que migram da Antártida – um espetáculo à parte. As areias limpas se confundem com as da praia do Mariscal e compõem o cenário ideal para quem gosta de fazer saudáveis caminhadas. 

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Antonio Prado - RS

ANTONIO PRADO

A pacata cidade gaúcha de Antônio Prado reúne o maior acervo nacional de arquitetura urbana em madeira. O conjunto arquitetônico provém dos imigrantes italianos, que chegaram à região em 1886. No Centro Histórico da cidade, é possível encontrar 48 casas construídas em madeira e alvenaria. Elas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e comprovam o cuidado com que foram construídas e, posteriormente, conservadas pelos descendentes dos imigrantes. Mas a preservação das raízes da colonização italiana não se limita ao tombamento do conjunto arquitetônico. Em Antônio Prado, os moradores mantêm vivas as tradições de seus ancestrais por meio de corais, artesanato e gastronomia. As belezas naturais também estão presentes nesse destino, atraindo um número cada vez maior de visitantes e adeptos dos esportes de aventura; que ali encontram locais perfeitos para sua prática. Entre as atividades mais praticadas nos arredores da cidade, destacam-se o rapel e o rafting.

Atrações
Cascatas da Usina
São duas lindas quedas d’água, uma com 60 metros e a outra com 70 metros de altura. Elas podem ser avistadas de três diferentes mirantes. O acesso é feito pela RS-448, no sentido Nova Roma do Sul, passando por 4km de estradas de terra.

Moinho D’água
Localizado na estrada Protásio Alves, o acesso é feito pela Linha 21 de Abril, a 3km da cidade. Esse moinho é uma verdadeira relíquia deixada pelos colonizadores; ali a moagem de milho é feita com roda movida por queda d’água e pedra de moer.

Centro Histórico
Abriga 48 edificações tombadas pelo IPHAN. A maior parte delas data do início do século XX. Ali a cidade mantém o maior acervo nacional de arquitetura de madeira da imigração italiana.

Praça Garibaldi
A praça fica na Avenida Valdomiro Bocchese, no centro da cidade. Em seus arredores há diversas casas tombadas pelo IPHAN.

Gruta Natural
Situada na zona urbana da cidade, a Gruta Natural de Antônio Prado é da década de 1920. Ali são realizadas festas religiosas, como procissões iluminadas por velas.

Esportes 
Rapel e Canyoning
Podem ser praticados nas cascatas da Tosi, de 35 metros de altura; do Salto Escondido, de 88 metros; e no Paredão da Linha Guerra, de 80 metros.

Rafting do Quatrilho
O percurso tem 4km de extensão e dura em média quatro horas. A descida é feita nas corredeiras do Rio das Antas.

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Guaira - PR

GUAÍRA

Localizada no oeste do estado do Paraná, a hospitaleira Guaíra conta com a estrutura necessária para receber turistas que desejam, além de simplesmente relaxar, estar em contato com a natureza e conhecer um pouco mais da história da colonização local. Ali o visitante tem a oportunidade de observar o contraste entre as bem conservadas edificações do período colonial e a sofisticação dos modernos empreendimentos atuais. Para quem gosta de natureza, Guaíra tem muito a oferecer. A cidade está às margens do Rio Paraná e é considerada o Portal do Pantanal Paranaense. Constitui um corredor da biodiversidade, com mais de 200 ilhas, centenas de espécies de aves, répteis e anfíbios, além de 170 espécies de peixes. Lá, o Parque Nacional de Ilha Grande é uma boa opção de passeio. Em Guaíra destacam-se, ainda, as excursões fluviais com direito a pesca amadora e profissional. A região é rica em espécies como o dourado e a piapara, atraindo praticantes da pesca esportiva de várias partes do Brasil e do mundo.

Atrações
Parque Nacional de Ilha Grande
O Parque é constituído por ilhas e ilhotas fluviais e fica no último trecho livre de represamento do Rio Paraná. A vegetação predominante é típica de regiões pantanosas e de campos de inundação. Algumas espécies da flora lá encontradas são figueiras, jequitibás, embaúbas, orquídeas e bromeliáceas. Na fauna, podem ser vistos cervos-do-pantanal, jacarés-de-papo-amarelo, onças-pintadas, tamanduás-bandeira, entre outros.

Rio Paraná
É o maior do sistema hidrográfico da Bacia do Prata. Estabelece divisa entre os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul e a República do Paraguai, desde a embocadura do Rio Paranapanema até Foz do Iguaçu, numa extensão de 400km. É navegável numa grande extensão, constituindo-se em grande opção de turismo. Nele, a pesca de espécies como o dourado e a piapara é muito praticada. Possui diversas ilhas, sendo que as maiores são: Tucano, Pacu, Pavão e a Grande, que desempenha importante papel no equilíbrio do meio ambiente.

Ponte Ayrton Senna de Guaíra
Com extensão de 4km, essa majestosa obra é responsável pela ligação de Guaíra até Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.

Museu de Guaíra
O interessante acervo destaca-se pelos espécimes de animais capturados na região, pela arte indígena e pelos objetos que comprovam a passagem dos espanhóis e portugueses por essas terras.

Igreja de Pedra Nuestro Señor Del Perdón
Capela espanhola construída com pedras das Sete Quedas. Seus vitrais argentinos destacam a catequização dos índios pelos padres jesuítas.

Cruzeiro das Américas e Centro Náutico Marinas
O Cruzeiro data de 1556 e está situado perto do Centro Náutico Marinas, uma área de lazer em forma de aldeia. Construído numa área de 15 alqueires, o Centro Náutico conta com infra-estrutura para diversas atividades culturais, esportivas e de lazer, sete pavilhões para eventos e base náutica.

Atelier do Frei Pacífico
Artista plástico de renome, esse ex-frei franciscano decidiu dedicar sua vida à defesa da flora e da fauna, retratando as belezas da natureza e da cultura indígena em peças de madeira.

Cine Teatro Sete Quedas
Datado de 1905, o prédio pertencia à Cia. Mate Laranjeira e era usado para chamuscar a folha da erva mate. Hoje constitui um espaço cultural moderno e bem equipado, que projeta a cultura local a todos os povos.
Compras

Salto del Guayra
Guaíra faz divisa internacional com Salto del Guayra, Capital do Departamento de Canindeyú no Paraguai. O acesso à cidade paraguaia é feito por meio de balsas; há a possibilidade de visitação ao comércio de artigos estrangeiros e ao cassino

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Guararapari - ES

GUARAPARI

A cidade de Guarapari está localizada no litoral do estado do Espírito Santo, a apenas 55km de Vitória, a capital capixaba. Foi fundada em 1585 pelo Padre José de Anchieta. Auto-intitulada "Cidade da Saúde", Guarapari possui uma praia de areias monazíticas: a Praia da Areia Preta, a mais famosa e freqüentada da cidade. Acredita-se que tais areias possuam qualidades medicinais, atuando principalmente em casos de reumatismo, artrite e gota. Para completar a sensação de bem-estar de quem freqüenta a praia, bares, quiosques e restaurantes espalham-se ao longo da orla. Além de possuir lindas praias, como a das Castanheiras e a do Morro, a cidade é muito procurada pelos esportistas adeptos do mergulho. A região possui ótimos locais para a prática dessa atividade. Há várias escolas e profissionais credenciados que oferecem passeios e cursos para os visitantes que querem aprender a mergulhar.
Atrações
Praias
Setiba Pina
É formada por uma grande área de preservação, com restingas, dunas e castanheiras.

Três Praias
São três pequenas praias separadas por pedras. O acesso é feito por uma propriedade particular. Conta com área para churrasco, sanitários e parque infantil.

Dos Adventistas
Dividida por formações de pedra, o acesso é feito a pé, pelas Três Praias.
Da Aldeia
Pode-se chegar ali pelas pedras, vindo pela praia dos Adventistas, ou de carro, pelo condomínio particular que fica entre a pista e a praia.

Do Morro
Uma das praias mais urbanas de Guarapari, tem calçadão e muito agito durante todo o dia.

Do Meio (Siribeira)
Suas águas rasas formam gostosas piscinas naturais entre as pedras, boas para a prática do snorkeling e para crianças.

Areia Preta
Praia urbana bastante agitada durante o verão. Possui as famosas areias monazíticas.

Enseada Azul
É formada pelas praias de Guaibura, Peracanga e Bacutia. Suas águas são claras e protegidas por morros. Conta ainda com boas piscinas naturais.

Dos Padres
É uma praia pequena e bela, cercada por pedras, matas e castanheiras. O acesso é feito a pé, com leve caminhada pela trilha a partir da Enseada Verde.

quinta-feira, 2 de agosto de 2012

ACRE - Cruzeiro do Sul

CRUZEIRO DO SUL

Cruzeiro do Sul é um município que fica localizado no oeste do Acre. A cidade é, atualmente, a segunda maior cidade do estado do Acre e a mais desenvolvida da Região do Juruá.
A cidade é considerada a capital do Juruá, sendo um dos mais importantes pólos turísticos e econômicos do Estado. Tem seus encantos para mostrar, como: igarapés mágicos, praias de areias claras e finas, águas escuras e límpidas, passeios e pescarias pelos rios e a vegetação selvagem da floresta. Além disso, Cruzeiro do Sul é cercada de construções e monumentos que simbolizam e guardam a história e a grandeza do seu povo.
É conhecida como a "Terra dos Náuas", uma tribo local. Além disso, Cruzeiro do Sul é cercada de construções e monumentos que simbolizam o seu povo e cultura. A cidade é ligada ao município de Pucallpa - Peru, do qual dista 250 quilômetros, por via aérea. Existe um intercâmbio ativo de turistas entre as duas cidades, influenciado pelo comércio local. Alguns pontos turísticos:

Catedral de Nossa Senhora da Glória: construção de 1957 em estilo germânico, com forma octogonal e, no seu interior, um painel representando a mãe de Jesus, abrangendo todo o Fundo do Altar-mor.

Fórum Civil Caio Valadares (Comarca): construído em estilo neoclássico. Funcionou como o primeiro Tribunal de Apelação do Alto Juruá. Na Biblioteca, obras estrangeiras raras e mobiliário do começo do século XX.

Estação do Porto: estilo colonial inglês, com arco moldado em ferro fundido na Inglaterra, no ano de 1912.
Igarapé Preto: está localizado às margens da rodovia que liga a cidade ao aeroporto. Tem uma praia muito agradável, de areias claras e finas, contrastando com a água escura, límpida e transparente.

Instituto Santa Terezinha: bastante visitado por sua arquitetura colonial. Abrigou a primeira escola de 1° e 2° graus de Cruzeiro do Sul.