BUSCAPÉ

UOL

BooBox

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Guaira - PR

GUAÍRA

Localizada no oeste do estado do Paraná, a hospitaleira Guaíra conta com a estrutura necessária para receber turistas que desejam, além de simplesmente relaxar, estar em contato com a natureza e conhecer um pouco mais da história da colonização local. Ali o visitante tem a oportunidade de observar o contraste entre as bem conservadas edificações do período colonial e a sofisticação dos modernos empreendimentos atuais. Para quem gosta de natureza, Guaíra tem muito a oferecer. A cidade está às margens do Rio Paraná e é considerada o Portal do Pantanal Paranaense. Constitui um corredor da biodiversidade, com mais de 200 ilhas, centenas de espécies de aves, répteis e anfíbios, além de 170 espécies de peixes. Lá, o Parque Nacional de Ilha Grande é uma boa opção de passeio. Em Guaíra destacam-se, ainda, as excursões fluviais com direito a pesca amadora e profissional. A região é rica em espécies como o dourado e a piapara, atraindo praticantes da pesca esportiva de várias partes do Brasil e do mundo.

Atrações
Parque Nacional de Ilha Grande
O Parque é constituído por ilhas e ilhotas fluviais e fica no último trecho livre de represamento do Rio Paraná. A vegetação predominante é típica de regiões pantanosas e de campos de inundação. Algumas espécies da flora lá encontradas são figueiras, jequitibás, embaúbas, orquídeas e bromeliáceas. Na fauna, podem ser vistos cervos-do-pantanal, jacarés-de-papo-amarelo, onças-pintadas, tamanduás-bandeira, entre outros.

Rio Paraná
É o maior do sistema hidrográfico da Bacia do Prata. Estabelece divisa entre os estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul e a República do Paraguai, desde a embocadura do Rio Paranapanema até Foz do Iguaçu, numa extensão de 400km. É navegável numa grande extensão, constituindo-se em grande opção de turismo. Nele, a pesca de espécies como o dourado e a piapara é muito praticada. Possui diversas ilhas, sendo que as maiores são: Tucano, Pacu, Pavão e a Grande, que desempenha importante papel no equilíbrio do meio ambiente.

Ponte Ayrton Senna de Guaíra
Com extensão de 4km, essa majestosa obra é responsável pela ligação de Guaíra até Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.

Museu de Guaíra
O interessante acervo destaca-se pelos espécimes de animais capturados na região, pela arte indígena e pelos objetos que comprovam a passagem dos espanhóis e portugueses por essas terras.

Igreja de Pedra Nuestro Señor Del Perdón
Capela espanhola construída com pedras das Sete Quedas. Seus vitrais argentinos destacam a catequização dos índios pelos padres jesuítas.

Cruzeiro das Américas e Centro Náutico Marinas
O Cruzeiro data de 1556 e está situado perto do Centro Náutico Marinas, uma área de lazer em forma de aldeia. Construído numa área de 15 alqueires, o Centro Náutico conta com infra-estrutura para diversas atividades culturais, esportivas e de lazer, sete pavilhões para eventos e base náutica.

Atelier do Frei Pacífico
Artista plástico de renome, esse ex-frei franciscano decidiu dedicar sua vida à defesa da flora e da fauna, retratando as belezas da natureza e da cultura indígena em peças de madeira.

Cine Teatro Sete Quedas
Datado de 1905, o prédio pertencia à Cia. Mate Laranjeira e era usado para chamuscar a folha da erva mate. Hoje constitui um espaço cultural moderno e bem equipado, que projeta a cultura local a todos os povos.
Compras

Salto del Guayra
Guaíra faz divisa internacional com Salto del Guayra, Capital do Departamento de Canindeyú no Paraguai. O acesso à cidade paraguaia é feito por meio de balsas; há a possibilidade de visitação ao comércio de artigos estrangeiros e ao cassino

Nenhum comentário:

Postar um comentário