BUSCAPÉ

UOL

BooBox

domingo, 26 de agosto de 2012

Bombinhas - SC

BOMBINHAS

Bombinhas é um pequeno município localizado na porção norte do Estado de Santa Catarina, que há pouco tempo obteve sua emancipação política, tornando-se um ícone turístico do litoral catarinense.
São mais de 18 praias, das quais algumas ainda permanecem desertas – com acesso exclusivo por via marítima –, e que proporcionam relaxantes banhos, passeios de barco e escunas, além da prática de vários esportes aquáticos.
Dotada de uma localização privilegiada e de uma notável infra-estrutura tanto para o turismo ecológico como para o turismo submarino, Bombinhas firmou-se como um dos pontos de mergulho mais cobiçados do Sul do Brasil.
As inúmeras operadoras locais promovem saídas diárias, levando os visitantes a realizar ótimos mergulhos nos principais pontos da região, como a Reserva do Arvoredo, a Ilha das Galés e a Ilha Deserta, sempre com conforto e segurança.
A cidade oferece ainda uma farta oferta gastronômica e divertidas noites dançantes.

Atrações
Reserva Biológica Marinha do Arvoredo 
Fazem parte deste patrimônio ecológico nacional as ilhas do Arvoredo, Galé, Deserta, Calhau de São Pedro e a Pedra Nocetti. São ao todo 17.800 hectares de indescritível beleza. Sítio arqueológico, histórico e ecológico, a Reserva é um importante centro de estudos científicos da fauna e flora marinha, além de criadouro natural de várias espécies de aves migratórias. É também considerada uma das melhores áreas para o mergulho ecológico no Brasil, pela grande biodiversidade de vida marinha existente no local.

Parque Municipal do Morro do Macaco 
Localiza-se no bairro de Canto Grande, a cerca de 153 metros de altitude, com acesso por uma trilha panorâmica bem conservada e pouco íngreme. Do alto do morro avista-se o arquipélago do Arvoredo e as belas enseadas do Mariscal e Zimbros. Faz parte do Parque, a Ilha do Macuco, área de águas calmas, muito apreciada por mergulhadores e pescadores amadores. O morro é reduto de uma das mais famosas e belas orquídeas brasileiras, a Laelia purpurata, eleita como símbolo de Santa Catarina. Devido as correntes térmicas favoráveis, trata-se de um lugar propício aos saltos de vôo livre e paraglaider, que aliam a aventura ao belíssimo visual, ainda mais encantador nos momentos do nascer e do pôr-do-sol.

Mirante Eco 360º 
Fica no acesso à praia da Tainha, e proporciona um maravilhoso visual panorâmico do município. O acesso por carro pode ser feito pelas praias de Canto Grande e Conceição, exigindo bastante atenção em dias de chuva.

Parque Municipal da Galheta
Importante área remanescente de Mata Atlântica, com rica biodiversidade e paisagem. É um ponto de referência para o bairro de Bombas.

Mergulho na Ilha do Arvoredo
É considerado um dos melhores locais pra a prática do mergulho na Região Sul do País. O acesso é controlado pelo IBAMA, por fazer parte da Reserva Marinha Biológica do Arvoredo; nem mesmo desembarcar na Ilha é permitido, nem coletar qualquer objeto. O trajeto até o local de mergulho leva cerca de 2h, e o passeio é passível de cancelamento ou adiamento de acordo com as condições de vento e agitação do mar. Oferece atividades para mergulhadores já credenciados e também para os iniciantes – que fazem o “batismo”, um mergulho que não requer experiência anterior e para o qual é auxiliado por instrutores.
Praias
Quatro Ilhas 
Essa praia, cuja formação está em constante mutação, é procurada por aqueles que gostam de “pegar jacaré”, nadar e bater papo nos barzinhos à beira-mar. Possui restaurantes e bares dos mais diversos tipos. No costão esquerdo há um camping que só funciona no verão, aliás, o que acontece com quase todos da região. Dali avista-se as quatro ilhas que lhe deram o nome: Galés, Deserta, Macuco e Arvoredo, que compõem a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo.

de Bombinhas 
Mais movimentada praia do município, Bombinhas oferece um mar tranqüilo, de águas cristalinas e propícias para banhos. Nos seus quase mil metros de extensão, ainda se encontram resquícios de areia de quartzo branca e muito fina que, ao contato com os pés, provoca um barulho; atribui-se a este fato o nome do município. Existem também diversos bares, restaurantes e pousadas na beira da praia, para atender a todos os gostos e bolsos. Não se pode deixar de visitar ainda a Vila do Engenho, um museu vivo da cultura açoriana, onde se pode ver um engenho de cana-de-açúcar funcionando e produzindo melado e outro fabricando a melhor farinha de mandioca do Brasil. A pequena baía que emoldura as águas cristalinas da Praia de Bombinhas tem na Ponta do Zarling um belo referencial. Ainda não ocupada, oferece um belíssimo visual para quem a visita, seja por terra, mar ou ar. Ali é possível fazer passeios de barcos e mergulhos.

de Bombas 
É a praia mais família de Bombinhas e possui bons hotéis e restaurantes. Com 2km de extensão, suas areias são limpas e as águas despoluídas, oferecendo toda a estrutura para curtir gostosas férias. Possui diversos restaurantes de frente para o mar, que servem de apoio aos turistas. Sua orla é ocupada principalmente por casas de veraneio. É a primeira praia a ser avistada por quem chega ao município via Porto Belo e sua monumental paisagem já pode ser admirada dali.

do Ribeiro
Localizada entre as praias de Bombas e Bombinhas e com uma extensão de pouco mais de 200 metros, é ideal para quem procura tranqüilidade para seus banhos de mar e sol. Pode-se chegar a ela através de trilhas pelo costão, partindo de Bombas e Bombinhas, ou por um acesso de terra, a partir da avenida principal.

do Trapiche 
É o centro náutico de Bombinhas. Dali partem diversos barcos de passeio, sendo também ponto de saída das escolas de mergulho do município.
Lagoinha 
Tranqüila e propícia para quem deseja iniciar no mergulho, possui uma petiscaria que completa o delicioso dia de lazer.

dos Ingleses 
Possui 100 metros de extensão. Existe um camping com cabanas e um restaurante. O acesso para carros e pedestres é pelo costão, direto da praia de Bombinhas. É um bom lugar para a prática do mergulho autônomo e da pesca esportiva.

da Atalaia 
Com 150 metros de praia bem protegidos, situa-se entre o morro de Quatro Ilhas e a praia do Mariscal. Geralmente, é o destino de quem caminha pelo Mariscal. Possui uma pousada e um camping.

Mariscal 
Tem 4km e é ideal para banhos e caminhadas, sendo muito procurada por surfistas e praticantes de pesca de arremesso. No Mariscal, há também bons hotéis e pousadas.

da Conceição 
Separada da Praia do Mar de Fora pela ilhota no cantinho, há local para saída dos barcos particulares para pesca e lazer. Área de lazer da comunidade, com piscina natural e costões para mergulho.

Canto Grande 
A pequena Vila do Canto Grande, localizada em um istmo no município de Bombinhas, é sem dúvida um dos redutos do litoral brasileiro para quem está em busca de paz e tranqüilidade. Essa pequena Vila – com cerca de 800 habitantes – é formada principalmente por pescadores, maricultores e seus descendentes que se orgulham de serem chamados de “nativos”. Muitos ainda mantêm vivas as tradições herdadas de seus antepassados, como o Boi-de-Mamão, o Terno-de- Reis, a Farra-do-Boi e a pesca artesanal, proporcionando aos veranistas e turistas eventuais o prazer de se deliciar com um bom camarão ou uma anchova fresquinha. O centro da Vila fica aos pés do Morro do Macaco. A vista que se tem a partir do topo do Morro é esplêndida: ao Norte, as praias do Mariscal e Quatro Ilhas; a Leste as ilhas da Reserva Biológica do Arvoredo (Galé, Arvoredo, Deserta); a Oeste, a Baía de Zimbros; e ao Sul, a Ilha de Santa Catarina. Uma caminhada pela trilha da Tainha, na beira da enseada de Zimbros é outra excelente opção de lazer para quem não se contenta apenas com suas idílicas praias: do Mar de dentro, do Mar de Fora e da Conceição.

Mar de Dentro e de Fora 
A Praia do Mar de Fora, situada no lado leste da Vila do Canto, é propícia para os que preferem um mar mais agitado, com ondas ideais para a pratica do “jacaré” e do surfe. Suas águas cristalinas lhe conferem o título de mais pura e limpa da região; é muito procurada também pelos adeptos da pesca de arremesso. Suas águas, entre os meses de julho e agosto, servem ainda de refúgio para as baleias que migram da Antártida – um espetáculo à parte. As areias limpas se confundem com as da praia do Mariscal e compõem o cenário ideal para quem gosta de fazer saudáveis caminhadas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário