BUSCAPÉ

UOL

BooBox

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Antonio Prado - RS

ANTONIO PRADO

A pacata cidade gaúcha de Antônio Prado reúne o maior acervo nacional de arquitetura urbana em madeira. O conjunto arquitetônico provém dos imigrantes italianos, que chegaram à região em 1886. No Centro Histórico da cidade, é possível encontrar 48 casas construídas em madeira e alvenaria. Elas foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN e comprovam o cuidado com que foram construídas e, posteriormente, conservadas pelos descendentes dos imigrantes. Mas a preservação das raízes da colonização italiana não se limita ao tombamento do conjunto arquitetônico. Em Antônio Prado, os moradores mantêm vivas as tradições de seus ancestrais por meio de corais, artesanato e gastronomia. As belezas naturais também estão presentes nesse destino, atraindo um número cada vez maior de visitantes e adeptos dos esportes de aventura; que ali encontram locais perfeitos para sua prática. Entre as atividades mais praticadas nos arredores da cidade, destacam-se o rapel e o rafting.

Atrações
Cascatas da Usina
São duas lindas quedas d’água, uma com 60 metros e a outra com 70 metros de altura. Elas podem ser avistadas de três diferentes mirantes. O acesso é feito pela RS-448, no sentido Nova Roma do Sul, passando por 4km de estradas de terra.

Moinho D’água
Localizado na estrada Protásio Alves, o acesso é feito pela Linha 21 de Abril, a 3km da cidade. Esse moinho é uma verdadeira relíquia deixada pelos colonizadores; ali a moagem de milho é feita com roda movida por queda d’água e pedra de moer.

Centro Histórico
Abriga 48 edificações tombadas pelo IPHAN. A maior parte delas data do início do século XX. Ali a cidade mantém o maior acervo nacional de arquitetura de madeira da imigração italiana.

Praça Garibaldi
A praça fica na Avenida Valdomiro Bocchese, no centro da cidade. Em seus arredores há diversas casas tombadas pelo IPHAN.

Gruta Natural
Situada na zona urbana da cidade, a Gruta Natural de Antônio Prado é da década de 1920. Ali são realizadas festas religiosas, como procissões iluminadas por velas.

Esportes 
Rapel e Canyoning
Podem ser praticados nas cascatas da Tosi, de 35 metros de altura; do Salto Escondido, de 88 metros; e no Paredão da Linha Guerra, de 80 metros.

Rafting do Quatrilho
O percurso tem 4km de extensão e dura em média quatro horas. A descida é feita nas corredeiras do Rio das Antas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário